A importância do descanso para a saúde mental

Compartilhe este post em suas redes sociais

A vida acelerada e corrida pode causar ansiedade, estresse e desencadear outros fatores que prejudicam sua saúde mental. Contudo, podemos administrar melhor nossas atividades para evitar esses desgastes na nossa saúde, melhorando nossa qualidade de vida. Para isso, precisamos descansar! Não estou falando apenas para dormir, mas dormir com qualidade, fazer pequenas pausas durante o dia, ter momentos de lazer, tudo isso pode ser muito benéfico para você.

Os excessos vêm de todos os lados, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, em casa, no meio social. Podemos dizer que o segredo da vida é ter EQUILIBRIO. Não damos conta de tudo. Você não dá conta de tudo! E tudo bem, você não precisa. Para alcançar o sucesso, também é necessário descansar. Hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação e cuidar da saúde mental deveriam ser parte da rotina de todos.

Finais de semana e férias são reparadores, mas não se engane se pensa que isso basta. Pequenas folgas são espaços para relaxar. Descansar é separar um tempo deleitoso e não exercitar as mesmas funções que te deixam estressado. Descansar significa separar um tempo para relaxar e cuidar de si.

Para os religiosos, até o próprio Deus descansou no sétimo dia da criação do mundo, deixando como exemplo ao ser humano a importância do repouso.

Segundo o estudo “The Art of Rest”, ou a Arte do Descanso, que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas de 135 países, a resposta pode ser diferente para cada pessoa. Não se trata apenas de dormir, mas de fazer
aquilo que de fato alivia nossa cabeça e recarrega as energias do corpo. Entre as maneiras para relaxar mais citadas pelos entrevistados estão ler (58%), estar em contato com a natureza (53%), ficar sozinho (52%), ouvir música (40%) e não fazer nada, nada mesmo (40%).

Seu corpo dá sinais, não ignore. Irritabilidade, ansiedade, estresse, perda de foco, de memória, de atenção, de produtividade, insônia e dores de cabeça.

Se perceber alguns desses sinais, é hora de parar e rever suas prioridades.
Dicas para descansar além de uma boa noite de sono:

  • Mindfulness: é um conjunto de técnicas práticas, cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem. Seus benefícios além de atenção plena são:
    autocontrole, autoconhecimento, concentração, memoria, pensamentos, sentimentos e sensações à medida que eles surgem, permitindo observar e compreender sua vida com muito mais clareza.
  • Aproveite seu banho: Evite pensar nos problemas, nos afazeres. Sinta seu corpo, sinta a água escorrendo sobre ele, observe-o. Olhe quanta coisa você já passou e quanta coisa já suportou com esse corpo. Você merece esse
    momento só seu; Esfregue seu corpo suavemente, massageie seus cabelos, olhe no espelho e diga a si o quanto você é especial; Aceite-se, admire-se, você é lindo(a)! Pense em 3 elogios para si;
  • Defina os seus dias e horários de dedicação à vida profissional. Dedique-se ao lazer. O descanso não se associa apenas ao tempo investido no sono. Dedicar-se a um momento de lazer traz alegria e satisfação, sendo também uma forma de descansar. Desconecte-se de todas as tecnologias. Passe um tempo cuidando do seu corpo, brinque com seu bichinho, tome sol, contemple a natureza durante uma caminhada, cante ou ouça uma música. Enfim crie sua forma de descanso, sem instigar a mente aos vícios que te levam a adoecer.

Sobre a autora:
Meu nome é Miriã C. Celette, sou psicóloga, moro em Olímpia-SP, pós-graduanda em Orientação Profissional e Vocacional. Atendo adolescentes e adultos, tanto presencial quanto online (em todo o Brasil). Minha abordagem é Gestalt Terapia e meu objetivo é diminuir a ansiedade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para meus clientes.
Para conhecer mais sobre meu trabalho me siga no Instagram: @psi.miria ou entre em contato pelo WhatsApp: 17 99286-2626.

Psicóloga Miriã Cristina Celette CRP 06/173003
Siga nas redes sociais
© Todos os direitos reservados.​
Criado por Eduardo Costa